domingo, 18 de setembro de 2016

PARA REFLETIRMOS

Um pequeno vídeo para refletimos antes de fazer algum PRECONCEITO.    



O QUE É UM PRECONCEITO?

 Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças,  sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério. 
O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito. 
O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito. 
O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito socialracial (racismo) e sexual(sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crença por tem uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Existe também o preconceito linguístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades linguísticas. Esse preconceito é também um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido a algum motivo histórico. Marcos Bagno, professor, linguista e escritor brasileiro escreveu a respeito do preconceito linguístico, desconstruindo oito mitos relacionados com a cultura brasileira e com a língua falada no Brasil.
Também é possível identificar o preconceito religioso, onde um indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa. Por exemplo: Num aeroporto, muitas pessoas ficam nervosas se vêem alguém e assumem que esse indivíduo é muçulmano, pois partem do princípio que todos os muçulmanos são extremistas/bombistas.
Algumas pessoas também são discriminadas dependendo do local onde nasceram. No Brasil, por exemplo, muitos nordestinos são discriminados por causa do preconceito que está arraigado na sociedade.





COMO O SENSO COMUM É ADQUIRIDO?

Um homem do campo pode aprender a plantar e colher com seus pais, mesmo estes não possuindo um conhecimento científico avançado sobre a agricultura. (ADQUIRIDO PELA TRADIÇÃO).
No senso comum encontramos também PRECONCEITOS contra indivíduos e grupos.








sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O QUE É SENSO COMUM ?



 Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas,
São noções comumente admitidas pelos indivíduos.  

Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivenciadas e observações do mundo. O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao logo da vida e passado de geração em geração.

O senso comum surge da tradição, isto é, herdamos ele dos antepassados, mas ele também surge das nossas experiências vividas no cotidiano.

CARACTERÍSTICAS DO SENSO COMUM

▸É um saber ingênuo, isto é, não crítico.

▸Não é adquirido de forma metódica e sistemática.


▸Pode nos ajudar a resolver vários problemas cotidianos, 
mas também pode nos afastar de um conhecimento racional da realidade.













quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SENSO COMUM E FILOSOFIA


Sócrates


Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza, Sócrates procura o conhecimento indagando outros seres humanos. O objetivo da filosofia socrática é responder questões como: Como conhecemos o mundo? Como podemos ter certeza que alcançamos um conhecimento seguro da realidade? O que faz algo ser justo ou injusto? O que define algo como belo? O que é a arte, a ciência, a político e a moral? Qual seria a melhor forma de governo? O que é um governo?


UM FILÓSOFO SEM LIVROS

Sócrates nunca escreveu escreveu nenhum livro. Suas ideias foram transcritas para os livros por outros pensadores de sua época. PLATÃO transformou Sócrates no principal personagem dos seus livros, que eram escritos na forma de DIÁLOGOS.


CONDENAÇÃO À MORTE

Sócrates além de desagradar pessoas poderosas de sua época foi acusado de corromper a juventude e desrespeitar os deuses. Por causa disso ele foi condenado a morte, tendo que ingerir um veneno 
chamado cicuta.






O método socrático põe em evidência que um conhecimento crítico e racional do mundo começa quando começamos a questionar o SENSO COMUM.

Em determinadas situações será necessário destruir as certezas do senso comum para se alcançar um conhecimento científico do mundo. Em outras situações, as certezas do senso comum podem ser confirmados pelo conhecimento científico.