quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SENSO COMUM E FILOSOFIA


Sócrates


Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza, Sócrates procura o conhecimento indagando outros seres humanos. O objetivo da filosofia socrática é responder questões como: Como conhecemos o mundo? Como podemos ter certeza que alcançamos um conhecimento seguro da realidade? O que faz algo ser justo ou injusto? O que define algo como belo? O que é a arte, a ciência, a político e a moral? Qual seria a melhor forma de governo? O que é um governo?


UM FILÓSOFO SEM LIVROS

Sócrates nunca escreveu escreveu nenhum livro. Suas ideias foram transcritas para os livros por outros pensadores de sua época. PLATÃO transformou Sócrates no principal personagem dos seus livros, que eram escritos na forma de DIÁLOGOS.


CONDENAÇÃO À MORTE

Sócrates além de desagradar pessoas poderosas de sua época foi acusado de corromper a juventude e desrespeitar os deuses. Por causa disso ele foi condenado a morte, tendo que ingerir um veneno 
chamado cicuta.






O método socrático põe em evidência que um conhecimento crítico e racional do mundo começa quando começamos a questionar o SENSO COMUM.

Em determinadas situações será necessário destruir as certezas do senso comum para se alcançar um conhecimento científico do mundo. Em outras situações, as certezas do senso comum podem ser confirmados pelo conhecimento científico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário